Grupo Pneus Boni38 Anos de Experiência

TeleVendas (16) 3367-3115 What's Up (16) 99626-4280 Atendimento exclusivo do site

Escolha abaixo o assunto que mais lhe interessa:
1. Que outras medida cabem no meu carro ou posso por no meu carro?

Para ver outras medidas de pneu que podem ser usadas no seu carro use nosso Sistema de Medida.

Este sistema te ajudar determinar outras medidas que você pode usar, clique aqui e veja mais detalhes.

Voltar ao topo

2. É fácil trocar um pneu na roda? Eu posso trocar meu próprio pneu?

NÃO. Trocar um pneu na roda é difícil e perigoso e devera ser feito por um profissional com ferramentas especializadas.

Voltar ao topo

3. Posso colocar diferentes marcas e medidas de pneus no meu carro? 

Não é recomendado. Usar pneus de diferente marca até não é um problema se os pneus tiveram as mesmas especificações. Agora, pneus com diferente medidas podem causar problemas de desgaste mais rápido em uns pneus que os outros. Por entanto é importante notar que alguns carros usam medidas diferentes nos pneus da frete e atrás, mais são poucos e normalmente são carros muito carros.

É sempre bom verificar com sua concessionária. Usar pneus com índices de velocidade e peso diferentes também pode causar que um dos pneu exploda levando o motorista a perder controle do carro.

Voltar ao topo

4. Qual é a medida de pneu para meu carro? Qual são as medidas de pneu?

A numeras medidas de pneus hoje em dia e possível que possa haver mais que uma medida de pneu para seu carro. Para ajudar você encontrar a medida de pneu para seu carro vá a nossa pesquisa de pneu avançado. (Veja o item 1.) E importante notar que se você trocou a roda que originalmente vem com seu carro nossa pesquisa não poder te ajudar a saber qual pneu usar no seu carro.

Voltar ao topo

5. É importante fazer o rodízio dos pneu? Cada quantos km ? Por que fazer ? O que é rodizio?

Fazer o rodízio é importante para assegurar que os pneus na frente e atrás do carro se desgastem igualmente.

É recomendado fazer os rodízios dos pneus a cada 5.000. Para pessoas que usam 90% pista, pode fazer a cada 10.000 Km.

No manual do seu carro você também pode encontrar diversas sugestões.

Voltar ao topo

6. Qual a calibragem correta do meu pneu ?

Todo pneu vem estampado como a pressão máxima de ar que pode conter, este valor pode diferir da pressão máxima que o manual do carro indica. Não encha seu pneu ao valor máxima mas ao valor indicado no manual do seu carro.

É muito importante manter seus pneus com a pressão de ar correta já que sub-inflação o sobre inflação pode causar que o pneu se desgaste anormal.

É recomendado verificar o nível de ar no seu pneu pelo menos uma vez por mês usando um manómetro de pressão. Use o manómetro de pressão só quando o pneu estiver frio sem ter sido usado já que a pressão dentro do pneu troca ao ser usado e ficar quente.

Voltar ao topo

7. Quando que um pneu fica velho? Depois de quantos anos não é recomendado comprar/usar um pneu?

Não é recomendado após seis (6) anos, já que com o passar dos anos o pneu começa lentamente se desintegrar sozinho, sem contar com desgaste do uso. O pneu pode parecer novo mais depois de usar por algumas semanas poder começar causar problemas.

Voltar ao topo

8. A cada quanto tempo tenho que medir a pressão do meus pneus? Como medir a pressão? Pressão de pneus?

É importante medir a pressão do seu pneu pelo menos uma vez por mês mas quantas vezes mais melhor.

IMPORTANTE! Não confie muito em medidor de pressão tipo caneta já que são bem imprecisos e podem te levar a colocar mais ou menos ar do que você precisa no seu pneu. É recomendado investir um pouco mais em um manómetro de pressão com mais precisão. Quando você for usar seu manómetro de pressão assegure-se de deixá-lo na válvula do pneu por suficiente tempo para permitir-lo coletar a pressão correta.

Se você tem dúvidas da qualidade do seu leitor de pressão faz pelo menos 3 leituras diferentes e tome a média. Como mencionado anteriormente assegure-se que a pressão usada no seu pneu seja a mesma descrita na porta ou manual do seu carro.

Voltar ao topo

9. Usar a pressão certa pode diminuir o consumo do meu carro?

Correto. Não só te ajuda economizar combustível, como também ajuda na vida útil dos seus pneus, não deixando se desgastar mais rápido como mencionado antes (Problemas Comuns).

Voltar ao topo

10. Qual é o melhor pneu no mercado?

Hoje em dia é difícil dizer que  um pneu é melhor que outro, já que todas a marcas tem suas vantagens.

Atualmente no Brasil temos diversas marcas de pneus de passeio e outros, que são aprovados pelo Inmetro e tem a durabilidade muito boa, com o preços que se encaixa no bolso do consumidor.

Voltar ao topo

11. Pneus da China são de confiança? Pneu Chinês é bom?

A verdade que não são pneus chineses, somente as fabricas são instaladas na China, afim de conseguir o produto com um custo menor, atualmente temos diversas marcas conhecidas no mercado.

Que são fabricadas na China, e diversas outras que vem ganhando mercado, principalmente aqui no Brasil.

A vantagem é que são pneus com preços acessíveis e qualidade muito boa, lembrando que todos pneus para entrarem no mercado brasileiro tem que ser testados e aprovados pelo Inmetro.

O Km destes pneus diferem de um para o outro, se tratando de marca, mas o custo benefício deles são muito bons.

Voltar ao topo

12. Preciso usar a mesma marca que veio no meu carro novo?

Não, mais você precisa usar a mesma medida de pneu que veio com o carro já que essa e a medida recomenda pelo fabricante. Se a roda que veio junto com o carro foi trocado por favor verifique que pneu melhor cabe a roda. Sempre consulte a concessionaria do seu carro antes de trocar a roda do seu carro.

Voltar ao topo

13. Dirigir mais devagar aumenta a vida útil do meu pneu? Dirigir rápido gasta mais meu pneu?

Sim. Estudos mostram que um carro que sempre dirigi mais rápido por um período de tempo acaba com o pneu mais rápido que outro carro que dirigi mais devagar pelo mesmo período de tempo. Mas mais importante não há razão de dirigir rápido se não haver necessidade especialmente nas estradas do Brasil.

Voltar ao topo

13. É bom dirigir devagar com pneus novos? É verdade que pneus novos são mais escorregadiço?

Sim, e por isso é bom dirigir um pouco mais devagar com seus pneus novos ate eles se desgastarem um pouco. A razão sendo que para o pneu não grudar no molde quando esta sendo feito um químico especial e posto no molde desse jeito o pneu sai mais fácil do molde. No mesmo tempo um pouco deste químico fica na parte de encima do pneu, causando ele ser mais escorregadiço. Então e bom dirigir mais devagar no começo ate este químico sair do pneu.

Voltar ao topo

15. O que é um pneu meia vida?

Pneu meia vida é um pneu que como o nome diz já esta na metade da sua vida útil, se tanto. Gostaria de falar que Pneu Boni não recomenda o usuário comprar um pneu meia vida já que igual um carro usado que pode parecer bom por fora, pode estar com um monte de problemas por dentro. É difícil determinar que tão bom o pneu esta só de olhar por fora. Também com a idade e principalmente depois de 6 anos de existência um pneu começa a se descompor mais rápido.

Pneus meia vida normalmente já têm mínimo uns três anos de vida. E sim, pneus meia vida não tem garantia já que maioria é importado da Europa e Asia.

Voltar ao topo

16. Quais são os sinais de mal alinhamento? Por que meu pneu esta gasto só de um lado?

A melhor maneira de explicar esta situação é com a foto de um pneu mal alinhado.

Se o seu pneu apresentar este sinal por favor leve para um Auto Center o mais rápido possível, é possível que ainda de para arrumar o problema fazendo um rodízio nos pneus.

Quero deixar claro que desgaste desta forma não tem nada que ver com a marca do pneu mas com a montagem. Não adiante aparecer com um pneu deste jeito e culpar o fabricante.

Outra coisa importante que precisar ser mencionado, mesmo que seja alinhado corretamente quando primeiro montado, se você pegar um buraco grande o pneu pode ficar desalinhado, então é sempre bom ficar atento e levar seus pneus a serem revisado a cada 8 mil quilômetros.

Voltar ao topo

17. Meu pneu esta seco e começo a rachar, é perigoso?

Sim, pneu que já começo a rachar já não esta mais apto para a pista e pode rasgar completamente a qualquer minuto especialmente em velocidades mais altas quando o pneu esta mais quente. Do outro lado, um pneu seco algumas vezes pode ser revertido aplicado produtos especializado em manter a borracha do seu pneu mais suave.

É importante mencionar que com a idade (normalmente depois de 6 anos) a borracha do seu pneu começa a secar e se descompor. Dizem que há jeito de fazer o pneu durar mais tempo aplicando produtos químicos, mas depois de 6 anos é recomendado trocar seus pneu, mesmo se você não rodar muito com eles. Para evitar que seu pneu comece a se secar muito sedo, evite deixar seus pneus exposto ao sol. Para entender por que, coloque um elástico no sol por uma semana e tente usá-lo, quase sempre quebra já que ficou seco.

Voltar ao topo

18. Há metal aparecendo no meu pneu, isto é normal? Quando aparece o arame do meu pneu, já é hora de comprar pneus novos?

SIM. Por favor não brinque com sua vida! É incrível quantas pessoas ainda dirigem com pneus parecido ao pneu nesta foto:

Seu pneu nunca deveria chegar há este ponto, nunca! Se o seu pneu, do seu amigo ou familiar chegar a este ponto manda eles trocar, primeiro por que se o guarda de trânsito pegar, você recebe uma multa. Segundo, use um pouco de senso comum, seu pneu precisa de borracha para frear no chão, eventualmente vai ficar difícil de parar seu carro e você vai terminar em um acidente e isso vai custar mais caro que 4 pneus novos.

Voltar ao topo

19. Pneu com um rasgo e perigoso? Meu pneu tem um corte na parede, tenho que trocar meu pneu? Da para arrumar?

Por favor, troca o pneu com o rasgo o mais rápido possível.

Pneu com rasgo são bem perigoso já que é difícil dizer quanto tempo vai durar, depende de muitos fatores, temperatura, velocidade, penetração na borracha. Há alguns rasgos que podem ser arrumado em uma borracharia mas a maioria não podem e nem devem já que o pneu nunca vai ficar cem porcento.

A maioria dos rasgos acontecem na parede do pneu e quase todas são criadas pelo meio fio.

Voltar ao topo